Notícias

IBGE: Brasil tem 3,3 milhões em busca de emprego há dois anos ou mais

Fonte: Valor Econômico
 
O Brasil tinha 3,3 milhões de pessoas em busca de emprego há dois anos ou mais, no primeiro trimestre deste ano, 9,8% a mais do que no mesmo período de 2018 (3 milhões), mostram dados divulgados nesta quinta-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em sua Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua).
 
O desemprego de longa duração preocupa especialistas por sua capacidade de desestabilizar financeiramente as famílias. Pessoas há muito tempo em busca de vaga tendem a desistir da procura e a ficar desatualizadas profissionalmente, por exemplo.
 
Segundo a pesquisa, a maior parte dos desempregados no fim do primeiro trimestre de 2019  buscava vaga havia entre um mês e menos de um ano. Esse contingente era formado por 6 milhões de pessoas, 4,5% a menos do que no mesmo período do ano anterior (6,3 milhões).
 
O número de pessoas que procuravam emprego havia menos de um mês cresceu 5,2%, para 2,1 milhões. Já os trabalhadores em busca de vaga havia um a dois anos somavam 1,9 milhão, 16,1% a menos do que um ano antes, segundo os dados do IBGE.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe