Brasileiros já pagaram R$ 800 bilhões em impostos em 2019; compare com 2018

Fonte: Brasil Econômico

Segundo o Impostômetro, que é mantido com a Associação Comercial de São Paulo, a marca foi atingida mais tarde em 2018, indicando alta de tributos neste início de ano; valor pode superar os R$ 2,3 trilhões do ano passado

Os brasileiros já pagaram R$ 800 bilhões em impostos desde o início deste ano. O valor foi atingido por volta das 7h30 desta terça-feira (23), de acordo com cálculo do Impostômetro, que foi criado em 2005 e é mantido pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

O número de R$ 800 bilhões corresponde ao total pago para a União, estados e municípios na forma de impostos , taxas, multas e contribuições. Este montante foi alcançado uma semana mais cedo na comparação com o ano passado, quando a marca foi registrada somente em 30 de abril.

Em 2018, o Impostômetro  registrou R$ 2,3 trilhões em impostos pagos pelos brasileiros, valor que pode subir neste ano. O estado de São Paulo foi o que mais pagou tributos no País, o que se repete neste ano: dos R$ 800 bilhões já registrados, 37,39% vieram do estado mais populoso e rico do Brasil. O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços ( ICMS ) é o que mais arrecada.

O total de impostos pagos pelos brasileiros também pode ser acompanhado pela internet, na página do Impostômetro (www.impostometro.com.br). Na ferramenta, criada em parceria com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), é possível conferir também quanto o País, os estados e os municípios estão arrecadando com tributos, além de saber o que daria para os governos fazerem com todo o dinheiro arrecadado.