Notícias

Júnior Bozzella presidirá subcomissão para debater portos na Câmara

Fonte: A Tribuna On-line
 
Colegiado foi proposto por deputado do PSL, que vê em Santos a oportunidade de ser modelo para os demais portos brasileiros
 
 
O deputado federal Júnior Bozzella (PSL-SP) irá presidir a Subcomissão Permanente de Portos e Vias Navegáveis na Câmara Federal. A comissão de Viação e Transportes (CVT) do Legislaitvo aprovou, por unanimidade, o requerimento do parlamentar para a criação do colegiado.
 
O social liberal conseguiu, também, a aprovação dos membros para a realização de audiência pública para debater os principais modelos de gestão de administração de portos brasileiros. De acordo com o parlamentar, essa é uma grande conquista para o Brasil e para a Baixada Santista.
 
“Os portos têm papel crucial para subsidiar de forma logística a economia brasileira. Mas mesmo diante de tamanha importância, eles enfrentam problemas críticos. São inúmeros problemas que precisam ser resolvidos para que nós possamos trazer maior competitividade aos produtos e serviços brasileiros, e, consequentemente melhorar a economia, com a geração de emprego e renda e riqueza ao país. A criação da Subcomissão tem como objetivo tratar de forma pontual cada uma dessas questões”, observou Bozzella.
 
Na visão do parlamentar, as mudanças devem começar pelo Porto de Santos, o principal do País, e que poderá servir como modelo para os demais portos do Brasil.
 
“Criamos um conselho consultivo e uma Frente Parlamentar Mista para discutir o assunto. Estamos há meses, inclusive, antes mesmo do início do mandato, nos reunindo com especialistas da área, prefeitos, lideranças sindicais e profissionais ligados ao Porto, que nos auxiliaram a pontuar qual era a expectativa daqueles que estavam diretamente envolvidos na atividade portuária para a implantação do novo modelo de gestão. Já fizemos diversas reuniões com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, com o secretário Especial de Portos, Diogo Piloni e o Ministro da Economia, Paulo Guedes, para levar esses apontamentos", comentou o deputado, que destacou ainda que a aprovação do colegiado dará mais agilidade às discussões sobre o tema.
 
Segundo Bozzella, o ministro da Infraestrutura já se posicionou a favor da descentralização da gestão e de aumentar as atribuições das autoridades portuárias.
 
“Ele já concordou com as nossas argumentações e nos deu sinal verde para as articulações neste processo. A subcomissão será fundamental para ampliar ainda mais o debate, que além da descentralização da gestão portuária no Brasil, a partir do Porto de Santos, deve incluir também um plano de revitalização da região do Valongo, na Margem Direita do Porto de Santos. Já nos reunimos com o promotor de Justiça de Urbanismo e Meio Ambiente do Ministério Público Estadual (MPE) em Santos, Daury de Paula Júnior, com o presidente da Codesp, Casemiro Tercio e prefeito de Santos. A nossa ideia é fazer cumprir o TAC, buscando recursos para viabilizar a revitalização dos armazéns 1 ao 4 e a demolição dos galpões 5 ao 8, no Valongo”, finalizou o social liberal.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (1)

antonio carlos paes alves
Data: 23/04/2019 - 09h41
O PORTUS deverá estar na pauta, em virtude do impacto negativo que trará à Baixada com a redução das aposentadorias?

Compartilhe