Notícias

Porto de Santos é o maior exportador de café brasileiro

Fonte: A Tribuna On-line
 
Bebida é a segunda mais consumida no mundo e movimenta R$ 30 bilhões no Brasil
 
Servido tradicionalmente em xícaras, o café é o responsável por movimentar anualmente R$ 30 bilhões apenas com seu consumo interno. O produto, que é cultivado há 300 anos no País, tem o Porto de Santos como uma das principais saídas para o mundo.
 
Exportando café há 175 anos, o porto santista é responsável por escoar cerca de 80% da produção brasileira, segundo os dados do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé). O valor corresponde a 7,9 milhões de sacas do produto.
 
“O café sempre teve uma relevância para a história do Brasil. Com todo o respeito aos outros portos, mas Santos é o mais importante para a exportação brasileira”, diz em tom de brincadeira o presidente do Cecafé Nelson Carvalhae.
 
Em todo o mundo, o café é a segunda bebida mais consumida, perdendo apenas para a água. A grandeza da economia cafeeira brasileira também é demonstrada nos rankings mundiais. O país é o maior produtor e exportador do produto no mundo, cultivando o dobro da produção do 2º colocado, o Vietnã.
 
O especialista esclarece que a relevância da bebida pode ser explicada por fatores como o nicho ambiental favorável, investimento em pesquisas, produtores eficientes, além da organização para exportação do mundo. Nos últimos cinco anos, o produto brasileiro foi exportado para 149 países diferentes.
 
Puro, com leite, expresso, em cápsulas ou no tradicional coador, o café continua sendo um sucesso mundial por sempre receber inovações. “Ele é admirado no mundo todo. O café é uma bebida para socializar, para começar o dia ou até mesmo tomar em casa. Mas se tornou uma febre entre os jovens, com baristas e sendo servido em espaços diferentes”, exemplifica Carvalhae. Segundo o presidente do conselho, são consumidos cerca de 2 bilhões de xícaras por dia ao redor do mundo.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe