Notícias

MPF pede à Justiça de Brasília para tornar Temer réu no inquérito sobre decreto dos portos

Fonte: G1
 
Denúncia foi apresentada pela PGR, mas teve de ser reiterada porque caso passou para 1ª instância após Temer perder foro. Defesa do ex-presidente sempre negou irregularidades.
 
O Ministério Público Federal no Distrito Federal pediu nesta segunda-feira (15) à Justiça Federal de Brasília que aceite a denúncia contra o ex-presidente Michel Temer e o transforme em réu no inquérito que investiga o decreto dos portos.
 
Temer foi denunciado pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge, em 19 de dezembro do ano passado. Em janeiro, o caso foi enviado para a primeira instância da Justiça porque o ex-presidente perdeu o direito ao chamado foro privilegiado.
 
Quando a denúncia foi apresentada, Temer afirmou em nota que provará, nos autos judiciais, que "não houve nenhuma irregularidade no decreto dos portos, nem benefício ilícito a nenhuma empresa."
 
O inquérito foi aberto em setembro de 2017 e tem como base as delações premiadas de executivos do grupo J&F.
 
Temer é acusado dos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro por integrar um suposto esquema para favorecer empresas específicas na edição do decreto dos portos.
 
A defesa do ex-presidente sempre negou irregularidades.
 
Situação do ex-presidente
 
Temer já é réu em quatro ações penais, denunciado em três inquéritos e investigado em mais cinco casos – ao todo, são 12 procedimentos em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Brasília.
 
Na semana passada, o MPF reforçou outras duas denúncias: por obstrução de Justiça e suposta organização criminosa.
 
Agora, três acusações estão pendentes de análise por parte da Justiça Federal, que terá que decidir se Michel Temer será réu em sete processos.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe