Balança comercial tem superávit de US$ 1,388 bi na 2ª semana de abril

Fonte: Valor Econômico

A balança comercial registrou superávit de US$ 1,388 bilhão, resultado de exportações no valor de US$ 4,449 bilhões e importações de US$ 3,061 bilhões na segunda semana de abril de 2019, informou nesta segunda-feira (15) a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério da Economia.

No mês, as exportações somam US$ 9,903 bilhões e, as importações, US$ 6,293 bilhões, com saldo positivo de US$ 3,610 bilhões. No ano, as exportações totalizam US$ 62,557 bilhões e, as importações, US$ 48,431 bilhões, com saldo positivo de US$ 14,126 bilhões.

Semana

A média diária das exportações da segunda semana chegou a US$ 889,8 milhões, 18,4% abaixo da média de US$ 1,1 bilhão da primeira semana, em razão da diminuição nas exportações nas três categorias de produtos: semimanufaturados (-32,4%, de US$ 144,9 milhões para US$ 97,9 milhões, por conta de ouro em formas semimanufaturadas, semimanufaturados de ferro/aço, celulose, ferro-ligas, óleo de soja em bruto); manufaturados (-20,9%, de US$ 398,9 milhões para US$ 315,6 milhões, em razão de máquinas e aparelhos para uso agrícola -- exceto trator --, aviões, torneiras, válvulas e dispositivos semelhantes e partes, máquinas e aparelhos para terraplanagem e perfuração, laminados planos de ferro/aço); e básicos (-12,9%, de US$ 547,0 milhões para US$ 476,3 milhões, por conta de soja em grãos, minério de cobre, minério de ferro, petróleo em bruto, fumo em folhas).

Do lado das importações, houve queda de 5,3% sobre igual período comparativo (média da segunda semana, de US$ 612,2 milhões sobre a média da primeira semana, de US$ 646,3 milhões), explicada, principalmente, pela diminuição nos gastos com combustíveis e lubrificantes, cereais e produtos da indústria de moagem, químicos orgânicos e inorgânicos, aeronaves e peças, adubos e fertilizantes.

Mês

Nas exportações, comparadas as médias até a segunda semana de abril (US$ 990,3 milhões) com a de abril de 2018 (US$ 938,8 milhões), ocorreu crescimento de 5,5%, em razão do aumento nas vendas das três categorias de produtos: manufaturados (+9,6%, de US$ 326,0 milhões para US$ 357,3 milhões, por conta de máquinas e aparelhos para uso agrícola -- exceto trator --, torneiras, válvulas e dispositivos semelhantes e partes, tubos flexíveis de ferro/aço, partes de motores e turbinas para aviação, máquinas e aparelhos de elevação de carga, descarga); básicos (+7,3%, de US$ 476,9 milhões para US$ 511,6 milhões, por conta de petróleo em bruto, carnes de frango e bovina, algodão em bruto, milho em grãos, café em grãos); e de produtos semimanufaturados (+6,6%, de US$ 113,9 milhões para US$ 121,4 milhões, por conta de semimanufaturados de ferro/aço, ferro-ligas, açúcar de cana em bruto, ouro em formas semimanufaturadas, catodos de cobre).

Em relação março, houve crescimento de 3,6%, em virtude do aumento nas vendas de produtos manufaturados (+10,4%, de US$ 323,6 milhões para US$ 357,3 milhões) e semimanufaturados (+1,1%, de US$ 120,1 milhões para US$ 121,4 milhões). Por outro lado, decresceram as vendas de produtos básicos (-0,2%, de US$ 512,5 milhões para US$ 511,6 milhões).

Nas importações, a média diária até a segunda semana de abril, de US$ 629,3 milhões, ficou 4,2% abaixo da média de abril de 2018 (US$ 656,8 milhões).

Nessa comparação, reduziram os gastos, principalmente, com veículos automóveis e partes (-25,9%), bebidas e álcool (-25,0%), equipamentos mecânicos (-11,9%), plásticos e obras (-6,9%) e equipamentos eletroeletrônicos (-3,3%).

Ante março, houve queda nas importações de 8,9%, pela diminuição em veículos automóveis e partes (-25,0%), adubos e fertilizantes (-24,8%), combustíveis e lubrificantes (-10,5%), equipamentos mecânicos (-7,1%) e equipamentos eletroeletrônicos (-4,6%).