Portus: Portuários se reúnem com deputada Rosana Valle

Fonte: AssCom Sindaport / Denise Campos De Giulio

Lideranças dos diversos sindicatos de trabalhadores portuários que atuam no Porto de Santos estiveram reunidas, na manhã da última sexta-feira (5), com a deputada federal Rosana Valle (PSB) para discutirem assuntos de interesse da categoria.

Na pauta do encontro, realizado na sede do Sindicato dos Empregados na Administração Portuária (Sindaport), a Comissão Parlamentar Mista do Porto de Santos recém-criada por iniciativa da deputada, a regionalização do complexo santista, os desdobramentos decorrentes do término das atividades do Grupo Libra, a atuação do Órgão Gestor de Mão de Obra local, a caótica situação financeira do Portus - Instituto de Seguridade Social, entidade que administra o fundo de pensão dos trabalhadores portuários, entre outros.

Um pouco antes do início da reunião conjunta, ao lado do vice-presidente, João de Andrade Marques, do secretário, Valdir Pfeifer, do diretor social, Edilson de Paula Machado, e advogados do sindicato, Eraldo Aurélio Franzese e Cleiton Leal, o presidente do Sindaport e anfitrião, Everandy Cirino dos Santos, fez questão de receber a parlamentar em sua sala onde traçou um breve resumo sobre os últimos acontecimentos sobre o Portus.

"Importante que ela saiba o tamanho da nossa preocupação e principalmente dos assistidos, uma vez que o prazo preliminarmente estipulado pelos interventores para que o instituto tenha condições de honrar seus compromissos, que é junho próximo, está se esgotando e até agora o atual governo não se manifestou, embora já tenhamos encaminhado ofício requerendo um posicionamento oficial", afirmou Cirino.

Além do expediente, o sindicalista ressaltou que uma reunião para tratar do delicado tema foi realizada entre os representantes das federações e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, no final de janeiro deste ano. "Apesar do silêncio do Planalto, através da Federação Nacional dos Portuários (FNP) encaminhamos um novo pedido de audiência para o Ministério da Infraestrutura e seguimos aguardando o agendamento".

Além de destacar a importância e urgência do encontro solicitado, o mandatário do Sindaport salientou que todos os procedimentos administrativos objetivando o reconhecimento das dívidas, por parte das empresas patrocinadoras do Portus, já foram devidamente realizados.

Esclareceu à deputada federal que o pedido de instauração dos procedimentos de conciliação e arbitragem da administração federal foi encaminhado, em meados do ano passado, pelo ex-ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Valter Casemiro Silveira, à então ministra chefe da Advocacia-Geral da União, do Governo Temer, Grace Maria Fernandes Mendonça.

Atenciosa e demonstrando extrema preocupação, Rosana Valle reiterou sua disposição em continuar cerrando fileira ao lado dos portuários da ativa e assistidos ligados ao Portus objetivando uma solução definitiva para o impasse que se arrasta desde agosto de 2011, quando o Governo Federal deu início à intervenção.

Para tanto, a parlamentar eleita pelo PSB informou que já protocolou, no último dia 19, um pedido de audiência pública (REQ 14/2019 CVT) da Comissão de Viação e Transportes, da qual é titular, para debater a situação do fundo previdenciário dos empregados das companhias docas estatais.

Após o encontro reservado, a reunião conjunta envolvendo as demais entidades sindicais portuárias teve início no auditório do Sindaport, onde foram debatidas várias demandas dos trabalhadores portuários e do Porto de Santos.

Marcaram presença dirigentes dos sindicatos: Conferentes de Carga, Descarga e Capatazia, Operadores de Guindastes e Empilhadeiras, Consertadores, Operários Portuários, Estivadores, e Trabalhadores de Bloco. A reunião também contou com a participação de representantes das prefeituras de Santos e Guarujá.

Confira as fotos do encontro