Artigos e Entrevistas

Mulheres são melhores líderes, diz consultor norte-americano

Fonte: Denise Campos De Giulio, com Folha.com



Especialista em desenvolvimento de líderes e em eficácia organizacional, o psicólogo e consultor norte-americano Jack Zenger esteve em São Paulo no final de maio para apresentar, a empresários brasileiros, o resultado de sua última pesquisa: as mulheres são consideradas por seus colegas e seus chefes como mais eficazes que homens quando estão em posição de liderança.
 
O levantamento, realizado no ano passado com 7.280 líderes dos Estados Unidos, Índia, África do Sul e países da Europa e da América Latina, avaliou 16 habilidades e competências consideradas fundamentais para um bom líder. As mulheres se destacaram em 15 delas, inclusive em quesitos tradicionalmente masculinos, como ter iniciativa e buscar resultados. "É preciso que o ambiente corporativo saiba que as mulheres têm habilidades de liderança impressionantes", diz Zenger, que atua há mais de 50 anos na área.

Quais as principais conclusões da sua pesquisa?
 
O bom desempenho de líderes dentro de uma empresa tem relação direta com questões emocionais, tais como a capacidade de colaborar, de comunicar e de trabalhar em equipe. Na nossa pesquisa, em que escutamos 7.280 empresários em diversos países, as mulheres foram consideradas como significativamente mais eficazes do que os homens quando estão em uma posição de liderança. Elas foram melhor avaliadas do que eles tem todos os níveis hierárquicos dos nosso entrevistados. Mas, quanto maior o nível hierárquico, maior a diferença, ou seja, melhor foi considerado o desempenho das mulheres.

Por quê?
 
As mulheres tendem a ser mais sensíveis aos sentimentos da equipe, tendem a estar mais prontas para dar um feedback, tendem a ser mais cooperativas e colaborativas. As mulheres líderes não são tão competitivas quanto os homens. Além disso, elas foram melhor avaliadas em quesitos que são tradicionalmente considerados fortes no sexo masculino, como ter iniciativa e buscar resultados. Não sabemos exatamente porque as mulheres têm essas caracteríticas, se são questões genéticas ou culturais. Mas é preciso que o ambiente corporativo saiba que as mulheres têm habilidades de liderança impressionantes.

Ainda há poucas mulheres em posições de chefia nas empresas?
 
Sim, a diferença é muito grande. Quando avaliamos a base de uma empresa, as mulheres representam 53% das novas contratações. À medida que você sobe na hierarquia empresarial, esse número vai se reduzindo. Há apenas 3% de mulheres CEOs nas empresas que avaliamos.
 
Há também diferenças salariais? A pesquisa avaliou diferenças no valor do salário?
 
Não avaliamos isso. Mas sabemos que, infelizmente, no ambiente empresarial, mulheres tendem a ganhar menos que homens, mesmo se ocupam o mesmo cargo. Se não me engano, na Espanha, uma mulher ganha 23% menos do que um homem.

Como avaliar um bom líder?
 
Consideramos que um bom líder precisa ser uma pessoa que tem (ou busca ter) 16 competências de gestão: tem iniciativa, busca resultados, é honesto e íntegro, procura o auto-desenvolvimento, sabe incetivar os outros, constrói relacionamentos, inspira e desenvolve os colegas de equipe, estabelece metas desafiadoras, promove mudanças, colabora e trabalha em equipe, soluciona problemas e analisa questões, inova, comunica poderosamente, conecta a equipe ao mundo exterior, desenvolve perspectiva estratégica e possui conhecimento técnico ou profissional. Na pesquisa, observamos que as mulheres se destacam em 12 dessas 16 competências; em três delas as mulheres têm um desempenho um pouco melhor e os homens foram melhor avaliados em apenas uma competência - a de ser capaz de desenvolver uma perspectiva estratégica.
 
Diante desses resultados, o senhor acredita que a pesquisa pode incetivar uma mudança na cultura das empresas?
 
Acredito que eu e você viveremos para ver um pouco mais de igualdade entre homens e mulheres no mundo, mas não sei se viveremos para ver igualdade total. Espero que a pesquisa que estou divulgando colabore para uma mudança no mundo empresarial. Posso dizer uma coisa com clareza para os empresários: se você estava pensando em promover à chefia uma mulher talentosa mas tinha medo, não tenha. Dê a promoção a essa mulher. Ela tende a ser uma melhor líder do que um homem.

Mulheres da Codesp

No seguimento portuário a situação não é diferente. Na Codesp, estatal que administra o Porto de Santos, as mulheres também dão as cartas. Elas estão estrategicamente distribuídas em alguns dos mais importantes setores da estatal portuária, caso da gerente de Unidade Tertulina Fernandes de Vanconcelos, que há anos comanda com mão firme a Gerência de Contencioso Trabalhista. Apesar de simpática, é considerada a "dama de ferro" da Companhia, em alusão à ex-primeira ministra britânica, Margaret Thatcher.
 
Também gerente de Unidade (Contencioso Civil), Bernadette Bacelar do Carmo Mercier é outra executiva de destaque na empresa. A competente e sempre eficiente  jornalista Célia Regina de Souza, assessora de Comunicação e Responsabilidade Social da Codesp dispensa comentários. Já a Superintendente Alexandra Sofia Grota é vista por muitos como a Dilma Rousseff da estatal. De pouca conversa, seu reconhecido trabalho e destacada atuação transformou a Codesp em referência nacional quando o assunto é Saúde, Segurança e Meio Ambiente. Márcia Trindade Jovito, gerente de Controle Ambiental, completa a lista de mulheres notáveis que contribuem para o crescimento do maior porto da América Latina.

 


Imprimir Indicar Comentar

Comentários (1)

Nilton Modesto
Data: 20/06/2012 - 14h08
Realmente a Dr. Tertulina conciderada dama de ferro e sim uma mulher de pulso forte e muito humana, pois quando coordenadora da Guarda Portuária(primeira mulher na GPORT), resolveu o problema de todos os escriturários na época, em relação podermos estacionar nossos carros dentro da área da CODESP, sou grato até hoje.

Compartilhe