Sindaport na Mídia

Docas vai deslocar ‘Ais Giorgis’

Fonte: A Tribuna - 14/06/2012

O aumento das dimensões do canal de navegação do Porto de Santos passa pela retirada total dos restos do navio Ais Giorgis e pela remoção das pedras de Teffé e Itapema, já explodidas.

No caso da embarcação, que está no fundo do canal, a 11 metros de profundidade, na direção dos armazéns 15 e 16, a previsão da Codesp é de que a draga possa começar a atuar no local entre os próximos dias 15 e 20 de julho.

Na ocasião, o cargueiro já terá sido reflutuado e levado para um trecho mais próximo de terra, no Guarujá. Nessa região, será feito o restante dos cortes das peças do cargueiro. O método utilizado é o de “fatias a frio”, por meio de um fio diamantado. Atualmente, o fatiamento ocorre no fundo do oceano, por um pórtico criado especificamente para o serviço.

Até agora, o trabalho já foi 53% concluído, com a remoção de seis peças, o equivalente a cerca de 500 toneladas. A parte da casa de máquinas com o motor foi considerada a mais crítica. “O motor já foi todo retirado, após ser dividido em três partes. Cortar não foi uma operação fácil. Devemos fazer apenas mais dois cortes na metodologia atual. Na sequência, o objetivo é flutuar o resto do navio, puxando para o lado do Guarujá, para terra, liberando de imediato o canal para ser a largado”, detalhou.

Antes do início da dragagem, o diretor mencionou que será preciso passar um side scan, equipamento para verificar se não restou nenhum fragmento metálico no local. “É necessário para não danificara draga”.

A remoção das pedras de Teffé e Itapema também será realizada este ano, mas ainda não há um adata para o serviço.