Artigos e Entrevistas

'Bandeira número um é a descentralização do Porto', defende Paulo Corrêa Júnior

Fonte: A Tribuna On-line

Deputado estadual enxerga o Porto de Santos como o tesouro da Baixada Santista; parlamentar fala sobre as necessidades para a região

Paulo Corrêa Júnior (Patriota) vai para o seu segundo mandato consecutivo na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). Em meio a renovação de 55% na Casa, o parlamentar terá mais quatro anos de trabalho representando a Baixada Santista, Litoral Norte e Vale do Ribeira, como o próprio destaca.

Corrêa quer aproveitar a intenção do Governo Federal de dar mais autonomia para os portos do Brasil e buscar a descentralização do Porto de Santos. "Esse é o futuro para a geração de empregos, e também para o desenvolvimento da região", destaca o deputado.

Como único representante da legenda no Legislativo estadual, o parlamentar promete dedicação e trabalho. Apesar do partido ter apoiado o candidato derrotado Márcio França (PSB) nas eleições, ele garante não ter feito campanha "contra o governador João Doria". Até por isso, espera por uma boa relação com o Executivo.

AT - A Assembleia Legislativa passou por uma renovação de 55% dos deputados. Como o deputado enxerga esse momento?

Paulo Corrêa - Vivemos, no ano passado, uma eleição completamente atípica, o povo escolheu por essa renovação. Vamos ver se os novos deputados vão responder aos anseios da população. Acredito que o começo será difícil. Eu mesmo patinei nos meus primeiros meses de mandato. São muitos itens internos da Assembleia para aprender, e até pegar o ritmo demora um pouco. Mas, será diferente. Eu, particularmente, estou animado para ver os novos rumos da casa de leis.

AT - Hoje, o senhor é o representante único do Patriota na Alesp. Como o senhor planeja a sua atuação dentro da Assembleia?

Corrêa - Dedicação e trabalho total. Defender os interesses da Baixada Santista, Litoral Norte e Vale do Ribeira. É para isso que fui eleito. Com certeza, vou trabalhar para que empregos sejam conquistados aqui na Baixada, trabalhar para uma melhor educação e trazer mais investimentos para a saúde aqui da região.

AT - O Patriota apoiou Márcio França nas últimas eleições. Como tem sido a relação do senhor com o governo João Doria?

Corrêa - É como eu sempre digo, apoiei o Márcio. Não fiz campanha contra o João Dória. Por isso, acredito que minha relação com o governador será tranquila. Vou levar a ele questões importantes da nossa região, do Litoral Norte e Vale do Ribeira. Espero que ele faça uma excelente gestão à frente do nosso estado.

AT - O senhor já conviveu com Caio França (PSB). Desta vez, terá também a companhia de Kenny Mendes (Progressistas) e Tenente Coimbra (PSL). Como tem sido o diálogo com os outros representantes da região?

Corrêa - Quanto mais representantes da Baixada Santista na Alesp, melhor é para a região. Apesar de ser o tio da turma (risos), é muito bom contar com um time jovem e com vontade de fazer a diferença.

AT - Quais bandeiras o senhor pretende defender nesta legislatura?

Corrêa - A bandeira número um de todos nós, que eu acho que todos os deputados deveriam ter como prioridade, é a descentralização do Porto. Onde você tenha uma administração não apenas por indicação política vinda de Brasília, sendo que as pessoas não são técnicas, mas, sim, uma administração descentralizada que participem o Governo do Estado, os municípios de Santos, Cubatão e Guarujá, e também o Governo Federal.

Fazendo essa administração descentralizada, conseguimos enxergar melhor os profissionais que temos aqui por perto, e podemos dar uma impulsão na geração de empregos, fazer um trabalho de gestão e planejamento do Porto. Esse é o futuro para a geração de empregos e também o desenvolvimento da região. O Porto é o maior tesouro que temos aqui na Baixada.

AT - Na sua opinião, quais as maiores necessidades da Baixada Santista em relação ao governo estadual?

Corrêa - Temos a questão da ampliação do VLT na Baixada, lutando para isso, conversando com o novo governador. E, é claro, essa que é uma bandeira nossa, também para a questão de transporte, a possibilidade de reativar aquela ideia das hidrovias, ligando Cubatão a Santos. Ficou parada essa discussão, um projeto na Agem que nunca mais foi discutido. Nós vamos retomar essa conversa. Sem esquecer da saúde, como pontuei anteriormente, buscar recursos para toda a região.

AT - O governo estadual suspendeu contratos em áreas como turismo e saúde, o que afetou cidades da Baixada Santista. O senhor tem buscado uma articulação para a retomada desses convênios?

Corrêa - Claro! Tenho conversado com o estado e algumas prefeituras para entender o que aconteceu. Inclusive, em breve, me reunirei com o secretário de Saúde do estado, José Henrique (Germann Ferreira), para tratar desta pauta.

AT - Como fazer para aproximar a população da Assembleia Legislativa?

Corrêa - A população precisa entender que a Assembleia é uma casa do povo. Para ajudar nessa aproximação, eu resolvi fechar duas extensões de gabinete que eu tinha, uma em Cubatão e outra em São Vicente, pois vi que não conseguia resolver as outras demandas.

O que resolvemos fazer é ter, agora, um gabinete itinerante, um container móvel que é um escritório. Dessa forma, dá para atender todas as cidades do Vale do Ribeira, Litoral Norte, Baixada Santista e algumas no interior do estado.

Faremos uma agenda para atender um ou dois dias em cada região, assim, conseguimos atender todo mundo e pegar as demandas, ou seja, a gente combina com a prefeitura e Câmara dos Vereadores, e começaremos a pontuar e atender essas pessoas todas.

AT - O que a Baixada Santista pode esperar do senhor na Alesp?

Corrêa - Pode esperar um parlamentar preparado e disposto para continuar a fazer o meu papel, que é fiscalizar e ser o elo de ligação entre a população e o Governo do Estado de São Paulo.