Artigos e Entrevistas

Tentativa contra o leão revela ousadia que não leva a nada

Marcos Cézari (*)



As tentativas de fraudar as declarações do Imposto de Renda mostram uma ousadia que não leva a lugar nenhum.
 
O mais incrível é que esses contribuintes sabem que não conseguirão "furar a barreira" montada pelo leão -mesmo assim, arriscam. Resultado: em vez de enganá-lo, são "capturados" por ele.
 
No passado, quando não havia informatização, era mais fácil burlar o fisco -bastava apresentar um recibo médico (sim, os comprovantes eram entregues com a declaração) para que o valor fosse deduzido.
 
Hoje, com o sistema de informação de que dispõe, dificilmente a Receita é enganada. Com um detalhe: o fisco não precisa mais "ver" nenhum papel -todo o arsenal antifraudes da Receita está dentro dos computadores.
 
A Receita não trabalha com hipóteses. Embora não sejam infalíveis, os controles a sua disposição (informações de empresas, de corretoras, de bancos, de planos de saúde, de operadoras de cartões de crédito, de incorporadoras e imobiliárias, de cartórios de registro imóveis, de planos de previdência privada etc.) permitem detectar, quase que com absoluta precisão, quando uma declaração apresenta indícios de fraude.
 
Ninguém gosta de pagar imposto. Mesmo não gostando, é preciso ter em mente o seguinte: o leão está lá para cobrar de quem deve. E ele faz isso com muita competência.



 


(*) Marcos Cézari
Jornalista
Repórter do caderno Dinheiro da Folha de S.Paulo
Especialista em legislação tributária (IR, ICMS, IPVA, FGTS, IPI, Previdência Social, PIS/Cofins etc.)
 

 


Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe