Sindaport na Mídia

Governo conclui 20% da retirada do navio naufragado

Fonte: A Tribuna - 18/04/2012
 
Cerca de 20%dos trabalhos de retirada do navio Ais Giorgis, que naufragou há quase quatro décadas no canal de navegação do Porto de Santos, estão concluídos. Mesmo com a grande quantidade de serviço que ainda precisa ser realizada, a Codesp, estatal que administra o complexo santista, acredita que tudo será finalizado em 2,5 meses, até o final de junho. 
 
Os destroços da embarcação estão no fundo do estuário, a cerca de 11 metros de profundidade, na direção dos armazéns
15 e 16, a aproximadamente 80 metros da Margem Esquerda (Guarujá).A retirada é necessária pois o navio é um dos obstáculos à navegação no canal do Porto. Os outros são as pedras de Teffé e Itapema, que também estão sendo extraídas. 
 
A Autoridade Portuária mantém o prazo de conclusão estimado pelo ministro dosPortos, José Leônidas Cristino, em sua
visita ao cais santista no último dia 22. Na ocasião, o chefe da Secretaria de Portos (SEP), responsável pelo pagamento do
serviço, acompanhou os trabalhos e viu de perto parte da engrenagem do motor auxiliar do Ais Giorgis, de duas toneladas,
retirada da água.
 
Até ontem, das nove peças que restam da embarcação, apenas duas tinham sido extraídas do fundo do canal do estuário. A primeira é uma engrenagem e segunda, um pedaço, de 70 toneladas, do casco do navio. 
 
Após problemas iniciais, o cargueiro começou a ser cortado no dia 8 do mês passado. Já a retirada só aconteceu posteriormente, pois, segundo aCodesp, os trabalhos são realizados por equipamentos que não são utilizados simultaneamente. 
 
Os destroços, ainda submersos, são recortados por um pórtico com um fio diamantado. Durante o processo, o aparelho, que tem 25 metros de vão, envolve as ruínas do navio para seccioná-las verticalmente. Ao fim de cada operação, o equipamento é deslocado para outro ponto da embarcação, até que toda ela esteja fatiada.

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe