Artigos e Entrevistas

A renda do trabalho pelo mundo

Fonte: Blog A Economia no Século 21 - UOL / Bernardo Guimarães*
 
Primeiro de maio é o dia que marca a luta dos trabalhadores por melhores salários. Foi me ensinado na escola que a renda de quem trabalha dependeria fundamentalmente desse tipo de coisa.
 
De acordo com essa visão de mundo, as leis trabalhistas determinariam a fração da renda total que vai para os trabalhadores, e essa fração seria um importante determinante da renda do trabalho.
 
De acordo com uma visão de mundo alternativa, a renda do trabalho seria alta em países com alta renda e produção. Portanto, o melhor caminho para os trabalhadores ganharem mais seria o país como um todo enriquecer.
 
O que dizem os dados?
 
O gráfico abaixo mostra a relação entre a renda per capita no eixo horizontal e a renda do trabalho per capita no eixo vertical para um conjunto de países (falo mais sobre os dados ao final do post).

 
O gráfico mostra que a renda do trabalho por habitante depende, basicamente, da renda por habitante.
 
Há 3 pontos fora da curva, com renda per capita alta (entre 43 e 70 mil dólares), mas renda do trabalho per capita não tão alta (entre 17 e 23 mil dólares). São Omã, Kuwait e os Emirados Árabes. O Qatar ficou fora do gráfico (renda per capita superior a US$ 100 mil), mas seria outro ponto fora da curva.
 
Tirando esses países com muita renda proveniente da exportação de petróleo, a relação é clara: os países com renda do trabalho alta são, basicamente, os países ricos.
 
A fatia da renda do país que remunera o trabalho até varia entre os países (em geral, entre 50% e 90% da renda total). No Brasil, a renda do trabalho é estimada como sendo 77% da renda total. Essa fração depende das características de cada economia.
 
Não é nada clara a relação entre a renda dos trabalhadores e a “benevolência” das leis trabalhistas. Esse ponto é ilustrado neste post do Leandro Narloch.
 
Por outro lado, as diferenças na renda por habitante entre os diversos países são bem grandes. Assim, a renda per capita é, de longe, o principal determinante da renda do trabalho per capita.
 
É por isso que economistas dão tanta importância ao crescimento econômico. Essa é a maneira mais efetiva de aumentar a renda do trabalhador.
 
Referências:
 
– Estimar a renda do trabalho per capita pelo mundo não é tarefa simples (principalmente por conta do grande número de pessoas que trabalham por conta própria, especialmente em países mais pobres). Os dados da fatia da renda que remunera o trabalho eu peguei de “The labour share of income around the world”, de Marta Guerriero (2012). Ela apresenta diferentes medidas, eu peguei a que ela considera mais precisa. Há dados dessa medida para cerca de metade dos países do mundo, por isso muitos países não estão representados no gráfico deste post, mas o ponto do post se aplica de modo geral.

*Bernardo Guimarães, professor de economia da EESP-FGV, é autor de "A Riqueza da Nação no Século 21". Tem doutorado em Economia pela Yale University.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe