Artigos e Entrevistas

A acomodação e as verdades flexíveis

Fonte: Sindaport / Everandy Cirino

 
O mito é o elemento essencial de todas as religiões. Não são fixos são flexíveis, adaptam-se a qualquer mudança e a novos conhecimentos sempre que demandados.
 
As teorias é que devem se ajustar aos fatos, assim como os poemas que operam pelo meio de metáforas.
 
O trabalhador portuário é um mito pois tem suas histórias fundamentadas nas questões da vida e da morte.
 
Em matéria recente publicada no Jornal A Tribuna de Santos, em seu caderno Porto e Mar, do dia 28 próximo passado, veiculou informações sobre o tema: “cargo como exercício de competência e busca de resultados”, ”oxigenar”, “demissões”, “concurso público” e “acomodação”.
 
Referido texto leva ao conhecimento do jovem universitário, que não é leigo, apenas inexperiente, a ideia de abertura de concurso público para substituir o trabalhador codespano principalmente os mais antigos, dando a entender que os mesmos estão acomodados.
 
Ledo engano doutor... uma administração que nos últimos anos não consegue cumprir metas governamentais, e que não tem objetivos claros de curto, médio e de longo prazo, e que não  cuida, como deveria, de seu bem maior “seus colaboradores” não pode falar sobre acomodação.
 
Este porto, meus jovens, foi construído a duras penas por verdadeiros homens, que embora embrutecidos pelo árduo trabalho do dia a dia, sem a oportunidade de estudos, mas com educação o suficiente para não transgredir o moral das pessoas ainda usa da clava forte, sem fugir a luta e sem temer ameaças.
 
Constituímos uma grande família não só consanguínea, mas também por profundos laços de amizades, juntando agregados sejam eles brancos, negros, mulatos, amarelos etc. todos com sangue vermelho.
 
Temos sido ao longo dos anos torpedeados por argumentos pueris de decisões governamentais, que buscam deturpar nossa família, e nem assim vamos nos acomodar.
 
Engana-se quem leu a referida matéria por apenas um lado, com apenas um olho, imaginando-a como a luz e a verdade.
 
Nada mais que verdadeira prosopopeia, como se ilustra a raposa astuta, o lobo malvado, a ovelha ingênua e o pavão misterioso, pois:
 
Acomodados são aqueles que designados, sem o mínimo conhecimento de suas funções recebem salários polpudos, e não são poucos;
 
Acomodados são aqueles que entram e saem da empresa sem preocupação com o rígido controle eletrônico do ponto, e não cumprem sequer sua jornada diária de trabalho;
 
Acomodados são aqueles que se auto dispensam e emendam todos os feriados, sem formalizá-los como manda o regulamento;
 
Acomodados são aqueles que têm funções remuneradas e outras atividades dentro do próprio horário do porto, quer seja, dois trabalhos paralelos e concomitantes.
 
Com algumas palavras até concordamos “é preciso ter coragem”, “é necessário oxigenar”.
 
É preciso de ter coragem para oxigenar a mente e abrir os olhos, levantar da cadeira e ver o que acontece a sua volta, isto sim é sair da zona de conforto,
 
Quem não tem planejamento, exerce ações, quem não tem ações vive de retórica da mídia com fotos e vídeos.
 
Dai-me os instrumentos e a orientação Senhor, que farei de Ti meu Rei, pois o silêncio as vezes vale mais que um discurso.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (4)

vitorino cardamone
Data: 08/05/2016 - 01h15
Parabens baianinho///não contava com suas astucias /muito sucesso,desta vez vc arrasou-é isso mesmo...//que Deus esteja contigo sempre //vitorino -mogi das cruzes-sp
Joao
Data: 03/05/2016 - 21h51
Excelente reflexão, não existe verdade absoluta, muitas verdades amargas foram ditas na referida matéria, é uma verdade, mas essa verdade é incompleta, pois não abarca as ações dos verdadeiros condutores desse porto, que são da categoria do referido presidente, ou seja, diretores, assessores, superintendentes, estes sim, com muito mais poderes de mudar nossa realidade, mas por politica, se vão e levam suas alternativas e deixam d herança essa gestão descontinuada onde o vitimado é o acusado da hora, o TRABALHADOR.
JAMA
Data: 03/05/2016 - 14h11
Show! Os fatos pedem reflexão e debate de melhores caminhos possíveis. Explicitar é o primeiro passo para se tratar. A empresa pública vive um momento nacional propício para ser avaliada sob tantos aspectos e a Codesp deve passar esse pente fino no seu passado, presente e projetar seu futuro transparente, ético, justo e de resultados surpreendentes. Com certeza niguém vai se acomodar e não apoiar esse tratamento.
Parabéns Sindaport
mario pereira
Data: 03/05/2016 - 14h08
Dessa vez só posso parabenizar quem escreveu esse texto inteligente e verdadeiro!!!

Compartilhe