Sindaport na Mídia

Unifesp assume terreno que abriga o antigo colégio Docas

Fonte: A Tribuna

A Secretaria do Patrimônio da União (SPU) autorizou a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) a ocupar o terreno onde fica o antigo colégio Docas, localizado na Encruzilhada, em Santos. 

O interesse da instituição é instalar na área, localizada na Rua Campos Melo, 130 o setor administrativo, a biblioteca e a creche. A diretora acadêmica do Campus Baixada Santista, Regina Spadari, informou que o prazo das intervenções ainda está indefinido. “O início das obras não tem data definida, pois depende de licitação para elaboração do projeto”.

O imóvel fica na frente do novo prédio da Unifesp, inaugurado em fevereiro, com capacidade para atender 1.250 alunos. A notícia da autorização do órgão, ligado ao Ministério do Planejamento, foi comemorada no meio acadêmico. 

“É um importante espaço para a universidade pela sua localidade. Além disso, o espaço tem um apelo histórico para a cidade, pois abrigou o tradicional Colégio Docas. Isso será respeitado, preservando a fachada e a estrutura original do prédio”.

Revitalização

O terreno de 5, 4 mil metros quadrados abriga uma parte do imóvel dessa escola, que pertenceu nos últimos anos à Prefeitura. O secretário de Planejamento (Seplan), Bechara Abdala Pestana Neves informou que nos próximos dias o prefeito irá assinar documento que autorização também a doação de sua parte do terreno (1,6 metros quadrados) que abriga outro pedaço do ex-colégio. 

O imóvel estava abandonado desde 2005 até o final de 2009, quando a SPU, dona da área, cedeu o espaço ao Município pelo prazo de dois anos. Na ocasião, o objetivo era instalação de uma outra unidade municipal de educação. 

A Prefeitura, à época, prometeu que o local seria restaurado e receberia uma unidade do Serviço Social da Indústria (Sesi), instalação que deveria ser feita por meio de um convênio com o Município.

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe