Artigos e Entrevistas

Proatividade dos portos

Fonte: DCI / Matheus Miller (*)
 
Com visão de longo prazo e inovação, o setor está preparado para os desafios
 
2015 não foi um ano bom para o Porto de Santos (SP) e seu setor produtivo. Não foi um bom ano para o comércio exterior, tampouco para a economia brasileira. O País caminhou para trás. Em meio a esse cenário, os portos brasileiros, tidos como termômetro da economia nacional, não poderiam estar em situação diversa. Os últimos dados da agência regulatória do setor revelam queda de 0,3% na movimentação portuária de janeiro a setembro de 2015.
 
No Porto de Santos, os números divulgados pela autoridade portuária mostram queda de 6,4% nas operações de importação, comparado a 2014, e aumento de 14,4% nos embarques - de commodities. Já os tombos nos preços desses grandes itens da nossa pauta de exportações encolheram em 20% a corrente de comércio exterior.
 
Também sobre o fluxo do comércio exterior no Porto de Santos, e os rebatimentos ao seu setor produtivo, os dados do sistema www.jupabtra.org.br revelam redução de 4,9% no total de contêineres de importação descarregados no longo curso e de 11,9% nos movimentados nos recintos alfandegados, em 2014 e 2015.
 
Ainda assim, as empresas portuárias representadas pela ABTRA continuam proativas na prestação de serviços com qualidade equiparada a dos principais portos do mundo. Hoje a comunicação on-line entre terminais, órgãos fiscalizadores e clientes agilizou as operações e o rigor no controle das cargas, sem prejudicar o tempo de liberação, com claros benefícios aos usuários.
 
Em contrapartida à possibilidade de extensão prevista nos contratos de arrendamento, prevemos aportes de bilhões de reais em infraestrutura, automação dos processos e qualificação de pessoas.
 
Com os olhos no longo prazo, o setor portuário segue preparado para enfrentar os desafios e projetar suas ações na rota do crescimento. Contamos também com a manutenção da segurança jurídica e estabilidade regulatória.
 


(*) Matheus Miller, secretário da ABTRA,entidade de terminais alfandegados


 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe